Um dos requisitos do cartão de Amigo, na seção Arte de Acampar é "Saber o que fazer quando se estiver perdido." Os mais antigos no clube lembrarão de uma acróstico que ajuda muito nessa situação: PASOCOLA, que significa:
3. Não saia do lugar onde você está antes de marcá-lo bem: Seja com estaca, algum pano, abrindo uma clareira, assinalando uma árvore grande. Esse será seu novo marco de referência.
4. Suba a um lugar elevado, uma colina próxima ou uma árvore alta e procure algum marco familiar, ou sinal de fumaça: Não se apresse. Se tiver uma bússola, cheque sua posição, trace um azimute e siga cuidadosamente nessa direção.
5. Tente voltar, seguindo suas pegadas: Mas cheque constantemente sua posição para não perder o ponto de referência. Esteja certo de poder voltar a ele. Deixe sinais de pista para guiar-se.
7. Providencie alimentos e água:Plantas comestíveis, frutos silvestres e peixe, se houver um ria ou lago por perto.
8. Não desista: Na manhã seguinte espere ajuda. Produza fumaça e fique atento aos gritos da equipe de busca. Enquanto isso, procure se lembrar em que ponto cardeal está o acampamento, a estrada, ou outra base qualquer de apoio naquelas redondezas. Se o dia estava ensolarado, você poderá estabelecer a direção em que seguia atpe estar perdido, pela lembrança do lado do rosto que o sol batia nas difrentes horas da caminhada. Se você tiver sucesso nessa tentativa, suas chances de sair-se bem são boas.
9. Siga com segurança (1): Se depois de várias horas, a ajuda não chegar, suba novamente ao lugar elevado e, olhando para o lado que você pensa que deve caminhar, estabeleça um ponto de referência (pode ser uma árvore, rocha, morro, etc.) e caminhe naquela direção. Antes de sair, deixe alguma indicação de sua presença e direção que seguiu. Não corra; qualquer acidente pode complicar ainda mais a situação.10. Siga com segurança (2): Se a mata for cerrada e você não puder ver constantemente seu ponto de referência, de vez em quando suba em uma árvore para conferir a direção. É fácil andar em círculos quando se está perdido.



Nenhum comentário